ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA - UNIDADE 5
0,2 em 0,2 pontos
Correta
Os conceitos utilizados pelos diversos autores da cultura expressam teorias que podem apresentar divergências entre os estudiosos e que fazem referência aos significados variados atribuídos às realidades histórico-culturais pesquisadas.
Tomando a afirmativa acima como referência inicial, avalie as afirmativas a seguir acerca do antropólogo Néstor Canclini que, em suas pesquisas, opta pela substituição de determinados termos, que a seu ver, possibilitam definir as mesclas elaboradas pelas relações interculturais:
I. Na visão de Canclini, o termo hibridismo abrange não apenas o estudo das relações raciais estabelecidas entre os povos, mas de todas as misturas elaboradas nas relações interculturais.
II. Na visão de Canclini, o termo miscigenação abrange não apenas as relações raciais estabelecidas entre os povos, mas de todas as formas misturas elaboradas nas relações interculturais.
III. Na visão de Canclini, o termo hibridismo possibilita a ampliação da noção do termo sincretismo que faz referência, de modo geral, às fusões religiosas ou tradicionais.
IV. Na visão de Canclini, o termo sincretismo amplia a noção do termo hibridismo que faz referência, de modo geral, às fusões religiosas ou tradicionais.
Marque a alternativa CORRETA:
Resposta
Resposta Selecionada:
b. I e III
Resposta Correta:
b. I e III
Feedback da resposta:
Alternativa a ser assinada: letra b
O estudioso e antropólogo Néstor Canclini prefere denominar situações de intercuturalidade, como a do povo brasileiro, pela terminologia de hibridismo, porque em suas reflexões, “abrange diversas mesclas interculturais - não apenas raciais, às quais costuma limitar-se o termo ‘mestiçagem’ - e porque permite incluir as formas modernas de hibridação, melhor do que ‘sincretismo’, fórmula que se refere quase sempre a fusões religiosas ou de movimentos simbólicos tradicionais”.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Correta
Somos todos