Antropologia e Cultura Brasileira - Atividade 5
Sobre o conceito de cordialidade na formação do povo brasileiro de acordo com a acepção do historiador Sérgio Buarque de Holanda é INCORRETO afirmar que: a. O conceito foi elaborado para referir-se aos modos como o povo brasileiro é elogiado pelos estrangeiros.
b. O conceito foi elaborado para refletir que os sentimentos do povo brasileiro brotam diretamente do coração sem um filtro de racionalidade. c. O conceito foi elaborado para refletir que o povo brasileiro afasta-se da impessoalidade, pois apenas está preparado para conviver com relações determinadas pela pessoalidade. d. O conceito foi elaborado para refletir que o povo brasileiro apresenta dificuldades em construir relações de trabalho que o opusesse aos círculos afetivos desenvolvidos no ambiente familiar. e. O conceito foi elaborado para referir-se às maneiras de ser do brasileiro, que são ditadas por éticas caracterizadas pelos sentidos emocionais.
RESPOSTA:
a. O conceito foi elaborado para referir-se aos modos como o povo brasileiro é elogiado pelos estrangeiros.
PERGUNTA 3
O caldo de cultura constituinte da nação brasileira, proveniente de tão diversificados ingredientes, é responsável pela construção de uma miríade de signos e simbologias, constituídos ao longo desses (mais de) quinhentos anos em que o nosso povo expressa e manifesta seus sentimentos de dor e alegria, revolta e miscigenação, euforia e sofreguidão, violência e paixão, com que vem enfrentando a luta pela sobrevivência e pela sua afirmação.
Com base na referência inicial acima, julgue as opções a seguir que tangem à proposta elaborada pelo antropólogo Darcy Ribeiro sobre o processo de formação do povo brasileiro:
I. O povo brasileiro surgiu do encontro harmônico entre as culturas do branco português, negro e índio.
II. O povo brasileiro surgiu do encontro e do entrechoque entre as culturas do branco português, negro e índio.
III. O povo brasileiro, ao constituir-se enquanto