Atividade 5 - antropologia e cultura brasileira
0,2 em 0,2 pontos
Leia com atenção o texto abaixo;
Amo todos os que se assemelham a gotas pesadas que deslizam uma a uma da sombria nuvem suspensa sobre os homens, prenunciam o relâmpago próximo e desaparecem como vaticinadores. Vejam: eu sou um prenúncio do raio e uma pesada gota procedente da nuvem; contudo este raio chama-se o super-homem. (Nietzsche, F. As-sim falava Zaratustra. São Paulo: Hemus, 1985.)
Na Grécia antiga (Atenas), todo cidadão que ameaçasse a democracia sofria uma punição, um degredo por 10 anos. Para Nietzsche, isso não era punição, mas recompensa, pois esse cidadão destacou-se do “rebanho” e, assim, era uma maneira para que outros também pudessem se destacar. Qual o nome dessa prática?
Resposta
Resposta Selecionada:
Ostracismo
Resposta Correta:
Ostracismo
Feedback da resposta:
Na Grécia Antiga, a prática de expulsão de um cidadão que ameaçasse a democracia por um período determinado (ostracismo), era vista por Nietzsche como um estímulo. O grande era expulso, aquele que não se submetia à maio-ria e que se sobressaía; assim os mecanismos de luta se reestabeleciam e outros poderiam também contestar e não se submeter, pois, refletia Nietzsche, o ideal de felicidade grego só é alcançado com luta. Essa é a essência do “superhomem” de Nietzsche: aquele que não se submete ao rebanho.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:
“A civilização começa quando o objetivo primário – isto é, a satisfação integral de necessidades – é abandonado” (MARCUSE, H. Eros e civilização).
Em Eros e civilização, Herbert Marcuse elabora uma leitura filosófica da teoria freudiana dos instintos como base para ler as categorias psicanalíticas como categorias políticas. Para ele, a História do homem é a história de sua:
Resposta
Resposta Selecionada: c.
Repressão.
Resposta Correta: c.
Repressão.
Feedback da resposta:
A alternativa