Antropologia Oque Alteridade
Alteridade na antropologia
Sobre tudo antropologia é a ciência que busca compreender o outro, mas também compreender o outro ou outro diferente.
A antropologia é o estudo do outro em relação a nós.
No estudo da antropologia, a alteridade é o conceito que define a existência do indivíduo a partir da relação com o outro. A alteridade é a diferença entre o indivíduo dentro da sociedade e o indivíduo como unidade. Esses dois conceitos só podem existir em função um do outro. Nenhum indivíduo pode existir senão a partir da visão e do contato com o outro. Não pode haver indivíduo se não houver uma relação estabelecida entre ele e outro ou outros (a coletividade).
Os conceitos de eu como indivíduo e eu como parte da sociedade são interdependentes; segundo o estudo da lógica, só se pode construir a individualidade a partir da ideia da coletividade. É essa existência do eu individual a partir do outro que permite ao homem tentar compreender o mundo através dos olhos de outro e sensibilizar-se pela experiência alheia a partir desta relação.
O conceito de alteridade é muito importante dentro do estudo da antropologia porque somente através da experiência de ver-se através dos olhos dos outros é que conseguimos nos compreender. Para conhecer bem a cultura da própria sociedade é preciso, em primeiro lugar, olhar para ela como uma das possibilidades de evolução das relações humanas, não a única. Sem essa visão diferente, não seria possível estudar e entender a própria sociedade.
Na base da vida do homem em sociedade estão as diferenças. As diferenças só podem ser notadas através da alteridade.