Relatorio Quimica Geral
CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS
LORENA VILELA CANGUSSU
STEPHANNIE DO CARMO CARLESSO
SOLUBILIDADE E MISCIBILIDADE
QUÍMICA GERAL – TURMA 3
LEYLA ALEY TAVARES
SÃO MATEUS
2015
1. INTRODUÇÃO
Solubilidade e miscibilidade são propriedades relacionadas a dissolução de um soluto em determinado solvente. A solubilidade é dada pela quantidade máxima de massa de um soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a determinada temperatura. Enquanto miscibilidade diz respeito a capacidade de duas ou mais substâncias líquidas se misturarem, sendo consideradas miscíveis quando formam apenas uma fase ou imiscíveis quando formam duas ou mais fases (FELTRE, 2004).
A dissolução de substâncias está relacionada uma característica particular, a polaridade. Esta é definida de acordo com a eletronegatividade dos átomos envolvidos na ligação e, a eletronegatividade, por sua vez, é uma propriedade atômica que mostra quanto um átomo consegue atrair um par de elétrons compartilhado em uma ligação covalente (ATKINS, 2001).
Figura 1. Tabela de eletronegatividade segundo Linus Pauling
Para determinar a polaridade de cada ligação química basta calcular a diferença de eletronegatividade de cada elemento da ligação. Assim, se a diferença varia entre 0 e 0,4, diz-se que a ligação covalente é apolar; se a variação é entre 0,4 e 1,7, a ligação covalente é polar; e acima de 1,7 a ligação é iônica. Entretanto, ligações iônicas geram substâncias polares, visto que se ligam facilmente com a água (ATKINS, 2001).
Além disso, deve-se considerar as ligações intermoleculares, responsáveis por manter a molécula unida. Essas são classificadas como:
1. Ligações de hidrogênio: ocorre sempre entre o hidrogênio e um átomo eletronegativo, como flúor, oxigênio e nitrogênio. É bastante característico de moléculas polares e considerada a mais forte das ligações, devido á elevada eletropositividade do