ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
Português
Orientador: Prof. Douglas
SÃO PAULO
2013
SUMARIO
INTRODUÇÃO 4
1 ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA 5
2 NATUREZA E CULTURA 7
3 CONSTRUÇÃO DO SUJEITO MORAL 8
4 AUTOMIA E LIBERDADE 9
5 ALIENAÇÃO MORAL 10
BIBLIOGRAFIA 12
INTRODUÇÃO
A antropologia filosófica é a antropologia encarada metafisicamente; é um ramo da filosofia que investiga a estrutura essencial do homem. No entanto, este ocupa o centro da especulação filosófica, sendo que tudo se deduz a partir dele, a partir dele se tornam acessíveis as realidades, que o transcendem nos modos de seu existir relacionado com essas realidades. Ou seja, a antropologia filosófica é uma antropologia da essência e não das características humanas. Ela se distingue da antropologia mítica, poética, teológico e científico natural ou evolucionista por dar uma interpretação basicamente antológica do homem.
1 O QUE É QUINHENTISMO Quinhentismo é a denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI, no momento em que a cultura européia foi introduzida no país. Note que, nesse período, ainda não se trata de literatura genuinamente brasileira, a qual revele visão do homem brasileiro. Trata-se de uma literatura ocorrida no Brasil, ligada ao Brasil, mas que denota a visão, as ambições e as intenções do homem europeu mercantilista em busca de novas terras e riquezas. As manifestações ocorridas se prenderam, basicamente, à descrição da terra e do índio, ou a textos escritos pelos viajantes, jesuítas e missionários que aqui estiveram.
2 BARROCO
Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVII, inicialmente na Itália difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.
Considerado