rafas
A esplenectomia é uma intervenção cirúrgica que consiste na extracção do baço, um órgão que, entre outras funções, destrói os glóbulos vermelhos envelhecidos. Esta operação costuma ser indicada quando se produz uma ruptura do baço, como consequência de acidentes, com importantes traumatismos na zona abdominal, o que pode provocar hemorragias muito intensas que podem pôr a própria vida da vítima em perigo, pois a sua reparação é extremamente difícil. De qualquer forma, o objectivo principal da cirurgia é a sua acção terapêutica em diferentes doenças, sobretudo em caso de determinadas formas de anemia hemolítica, nas quais se atribui ao baço uma actividade exagerada (hiperesplenismo) responsável pela destruição excessiva dos glóbulos vermelhos.
A intervenção efectua-se sob anestesia geral e não costuma originar grandes complicações. Normalmente, o paciente costuma ter alta hospitalar uma semana após a intervenção cirúrgica, podendo retomar as suas actividades normais. A ausência do baço não provoca grandes incómodos, pois não se trata de um órgão vital e as suas funções podem ser assumidas por outros tecidos.
Manchas leitosas = causadas por Ascaris suum Bolinhas azuis variáveis no parênquima hepático = Telangiectasia Áreas pálidas em Equinos e bovinos = Lipidose de tensão (pseudoinfartos) Parasita dos ovinos: oestrus ovis A rete mirabile para diferencial de TODAS enfermidades do SNC como: Raiva e BSE Caiu um caso onde fala de um animal que tinha sido transportado....a resposta e febre dos transportes Caso de um animal Jersey: peseudoictericia, sinais clinico; pele,mucosa,icitericia verdadeira, cartilagens. Rinite atrófica dos suínos,os agentes e o que ela causa. Bordetella bronchiseptica e Pasteurella multocida, Atrofia dos óssos turbinados. Caso de um eqüino com linfadenite: Adenite equina(garrotilho) e o agente etiológico e streptococcus equi. Sobre cachorro....resposta e cinomose