Antropologia ATV 2
É uma sequência para o curso do desenvolvimento de todas as sociedades e essa concepção parte da premissa de que toda sociedade passa pelos mesmos estágios de evolução. Consiste em um esquema hipotético da progressão que demarca a evolução da humanidade, ou seja, todos os diferentes grupos humanos partiriam de uma condição geral (origem) e chegariam ao fim, que é o suposto potencial de desenvolvimento (e que é a sociedade capitalista ocidental, considerada a sociedade evoluída).
O texto faz referência ao que é denominado por:
b. Sucessão unilinear
Pergunta 2 "Uma das notícias publicadas no jornal Folha de São Paulo no dia 13 de abril de 2014 relatou o seguinte acontecimento: o brasileiro Neymar não escapou da fúria da torcida e foi alvo de insultos racistas no retorno da delegação ao Camp Nou. Neymar também já passou por situação semelhante em março de 2011, em amistoso contra a Escócia, na Inglaterra. Um torcedor jogou uma casca de banana em direção a Neymar, mas não acertou. Um dia após o episódio, o camisa 11 descartou fazer queixa formal e tratou de deixar o incidente no passado".
Os acontecimentos acima descritos no jornal são práticas culturais racistas e são consideradas sob o viés da ciência antropológica como:
b.
Etnocentrismo
d.
Culturalismo e.
Etnografia .
0,2 pontos
Pergunta 3
A antropologia evolucionista surgiu impulsionada por uma analogia com a teoria da evolução biológica, elaborada por Charles Darwin no livro A origem das espécies, em 1859.
Sobre a antropologia evolucionista, pode-se afirmar que o uso do método comparativo:
I. Propiciava a comparação entre grupos sociais entre si por meio de alguns costumes, que não eram vistos como peças de um sistema de relações sociais e valores de um grupo, mas como aspectos isolados de uma cultura.
II. Possibilitava criar preconceitos em relação a determinadas culturas, pois os costumes não eram