recursos naturais
1 – O conceito de simulação consiste em programar um determinado sistema, com o auxílio de técnicas matemáticas, de modo a que aparente reproduzir um acontecimento ou fenómeno do mundo real.
2 – O modelo de um sistema consiste num modelo computacional correspondente à situação real que se pretende simular.
3 – Na simulação de uma catástrofe natural; em testes de admissão para profissões como piloto de aviões ou astronauta; ou em simuladores destinados a feiras e parques temáticos, que simulem situações impossíveis como a visualização de um dinossauro.
4 – A visualização mostra como usar as representações visuais para transferir conhecimentos entre, pelo menos, duas pessoas, utilizando, ou não o computador. São exemplos de formatos visuais os esboços, os diagramas, as imagens, os objectos, as visualizações interactivas, as aplicações de visualização de informação, as visualizações virtuais.
5 – A imersão é a capacidade de um sistema levar o utilizador a sentir-se parte desse mesmo sistema, parecendo-lhe que está integrado nele; a interação é a possibilidade que um indivíduo tem de interagir, modificar e controlar partes do sistema, como por exemplo puxar um trinco para abrir uma porta; o envolvimento é a capacidade do sistema envolver um utilizador no seu ambiente virtual.
6 – A visualização de fenómenos é implementada recorrendo à utilização de modelos de simulação com recurso à computação gráfica.
7 – Simulador é o sistema que faz a ponte entre um utilizador e a simulação virtual que este quer experienciar: é a máquina com a qual o indivíduo interage com a simulação.
8 – Em aulas, com o objetivo de tornar as mesmas mais interativas e interessantes para os alunos, captando a sua atenção. Isto facilita também a sua aprendizagem da matéria, através de, por exemplo, gráficos móveis.
9 – Na Química, Física, Arquitetura, Biologia, etc.
10 – Um modelo real é, por exemplo, uma maquete, ou seja, um modelo existente na vida real, palpável