Antropologia 3 Semestre
POLO AMERICANA – SP
SERVIÇO SOCIAL 3 ° SEMESTRE
A.T.P. S - ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA.
ANTROPOLOGIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL PROFESSORA DISTANCIA:MA.MARCIANE MORES NUNES
AMERICANA
JUNHO DE 2014
Visão Social
O livro de Maria Carolina, passa na década de 50, mas, os problemas sociais descrito em seu livro ocorrem até hoje, são problemas atuais. O livro descreve a vivencia da autora em uma favela, a vida que as pessoas com condições sociais baixa têm, a autora relata em seu livro problemas como as brigas constantes entre marido, mulher e vizinhos, a fome, as dificuldades para se obter comida, as doenças que os moradores estão sujeitos, seus hábitos e costumes, as mortes, o suicídio, a presença constante da miséria de uma sociedade marginalizada e esquecida pelos governantes.
Os problemas descritos no Livro tem haver com a vida de muitas pessoas e famílias.
Temos problemas como pobreza, desemprego, violência e criminalidade, saúde, educação, habitação e desigualdade social dentre outros. Este é só alguns problemas dentre tantos que a população vive.
YAZBEK, fala sobre a pobreza a desigualdade que faz parte da experiência diária do trabalho dos
Assistentes Sociais.
Em MACHADO, o artigo faz uma análise do trabalho do Serviço Social nas organizações não governamentais (ONGs), no campo da saúde. O estudo visa identificar os dilemas e desafios no cotidiano das intervenções dos assistentes sociais nas sequelas da questão social. Também apresenta a pesquisa enquanto estratégia na construção de propostas coletivas na direção da cidadania.
Existem vários problemas, é evidente a desigualdade social, devido à má distribuição de renda. Também que aflige o cidadão é o desemprego, a violência e criminalidade desenfreada, devido à qualidade de vida.
As leituras nos remetem a reflexão de nossa sociedade, que observando os relatos históricos, desde os seus primórdios, nos indicam a ideia da distinção e discriminação entre