Antoni Gaudi - Sagrada Familia
“A ciência aprende-se com princípios e a arte com exemplos. Em lugar de consultar os catálogos de formas mumificadas (…) procedia a uma revisão da plástica e da estética dos estilos arquitetônicos, assinalando os erros (estruturais nos antigos, e artísticos no gótico) extraindo, no entanto, o sentido da composição e a modulação peculiar, e assim pude fazê-los evoluir no sentido moderno e valer-me de uma liberdade e um acento pessoal”.
Antoni Gaudí
Antoni Placid Gaudí i Cornet. Aparece como um arquitecto de novas concepções plásticas ligado ao modernismo catalão (a variante local da art nouveau). Usou de várias influências distintas criando um estilo próprio. Gaudí é o nome máximo da arquitetura catalã, reconhecido no mundo todo. Influenciado por Viollet Le Duc e Ruskin, era um dos pilares fundamentais do Modernismo. Nasceu em Reus em 1852, uma província perto de Barcelona. Seus pais eram Francesc Gaudí i Serra e Antonia Cornet i Bertran. Quando rapaz, ajudava seu pai na oficina e passou grande parte de sua infância, tentando curar suas dores reumáticas. Em 1869 mudou-se com seu irmão Francesc para Barcelona e começou seus estudos de arquitetura em 1873, na Faculdade de Belas-Artes, posteriormente transformada em Faculdade de Arquitetura da Universidade de Barcelona. Formou-se em arquitetura em 15 de março de 1878, tendo começado à partir de então ,a fazer seus primeiros projetos, como candeeiros de ruas, um quiosque de ferro fundido, uma oficina, entre outros.
Seu estilo único caracteriza-se por formas e linhas curvas e orgânicas, e sua obra se localiza dentro do movimento modernista, ainda que ele o superou criando um estilo próprio, caracterizado por uma continuidade do gótico, baseado, de forma predominante, nas formas curvilíneas. Também se distingue pelo uso de mosaicos com diferentes tonalidades, assim como também pela utilização de vitrais e do ferro forjado como aspectos que definem sua ornamentação.
Tinha uma adoração