Igreja Da Sagrada Fam Lia
O centro espanhol do Art Nouveau foi Barcelona, cidade em pleno processo de industrialização, dotada de uma rica e próspera burguesia, enquanto o resto do país passava por um conturbado contexto político e cultural, marcado por rebeliões e atentados.
Chamada pelos Catalães de El Modernismo ou Estilo Jovem, o novo estilo apresentou-se com fortes traços medievais e preocupações simbólicas, revestido de grande força mística expressa principalmente pela obras de Antoni Gaudi, que trabalhou com materiais rudes, formas plásticas e conotações religiosas.
Os edifícios apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas. Mosaicos e mistura de materiais caracterizam muitas obras arquitetônicas, como as de Antoni Gaudí, expoente do movimento na Espanha. Com cacos de vidro e ladrilhos, ele decora construções como o Parque Güell e a Casa Milá, em Barcelona. A Catedral da Sagrada Família é outra obra sua de destaque.
Antoní Gaudí
Arquiteto cujo estilo distinto se caracteriza pela liberdade de forma, cor e texturas voluptuosas e na unidade orgânica, Gaudí trabalhou quase sempre em Barcelona ou nos seus arredores. Grande parte da sua carreira foi ocupada com a construção do Templo Expiatório da Sagrada Família, que ainda não estava concluído quando morreu. Gaudí nasceu numa localidade costeira da Catalunha, Espanha, em 25 de Junho de 1852; morreu em Barcelona, em 10 de Junho de 1926.
Igreja da Sagrada Família - Antoní Gaudí
Esta obra ainda está em construção, tendo sida iniciada em 1882. No ano seguinte o arquiteto Antoni Galdí assumiu a obra, trabalhando nela toda sua vida. Sofrendo apenas uma interrupção durante a Guerra Civil Espanhola, a conclusão da igreja está prevista para 2026, no centenário da morte de Gaudí. Quando estiver pronto, o templo contará com 18 torres: 12 representando os apóstolos, 04 para os evangelistas, 01 para a Virgem Maria e a central, com 170 metros de altura, dedicada a Jesus. A Sagrada Família terá três grandes fachadas: a