antologia poetica
POEMAS PESSOANOS
(Poemas Ortónimos)
FERNANDO PESSOA
Esta obra respeita as regras do Novo Acordo Ortográfico
A presente obra encontra-se sob domínio público ao abrigo do art.º 31 do
Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (70 anos após a morte do autor) e é distribuída de modo a proporcionar, de maneira totalmente gratuita, o benefício da sua leitura. Dessa forma, a venda deste e-book ou até mesmo a sua troca por qualquer contraprestação é totalmente condenável em qualquer circunstância. Foi a generosidade que motivou a sua distribuição e, sob o mesmo princípio, é livre para a difundir.
Para encontrar outras obras de domínio público em formato digital, visite-nos em: http://luso-livros.net/
BREVE NOTA SOBRE FERNANDO PESSOA
Fernando António Nogueira Pessoa (1888 - 1935), mais conhecido como
Fernando Pessoa, é considerado um dos maiores poetas da Língua
Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de
Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo".
Pessoa foi igualmente empresário, editor, crítico literário, jornalista, comentador político, tradutor, inventor, astrólogo e publicitário, ao mesmo tempo que produzia a sua obra literária em verso e em prosa. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterónimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto denominou-se um "drama em gente".
Considera-se que a grande criação estética de Pessoa foi a invenção heteronímica que atravessa toda a sua obra. Os heterónimos, diferentemente dos pseudónimos, são personalidades poéticas completas: identidades que, em princípio falsas, se tornam verdadeiras através da sua manifestação artística própria e diversa do autor original. Entre os heterónimos, o próprio Fernando
Pessoa passou a ser chamado ortónimo, porquanto era a personalidade
original.