Antivirais
Medicamentos antivirais devem ser dados dentro de 48 horas do início dos sintomas da gripe. Pessoas em risco de doença mais grave deve definitivamente ser tratadas com medicamentos antivirais: mulheres grávidas, as pessoas muito velhas ou muito jovens, com problemas médicos subjacentes que suprimem o sistema imunológico. Pessoas com sintomas de gripes graves ou rapidamente progressivas devem ser tratados. Qualquer um internado deve ser tratado. Para o resto do público de outra maneira saudável, a população não grávida dos Centros de Controle de Doenças tem sabiamente deixou a critério do médico, desde que o tratamento seja iniciado dentro de 48 horas do início dos sintomas.
2. Quais os mecanismos de escape dos vírus que lhes possibilitam evadir-se de nossas respostas imunes?
Uma vez dentro das células do hospedeiro, os vírus também podem escapar da detecção imunológica e evadirem-se dos ataques letais dos linfócitos citotóxicos e células NK de varias maneiras, tais como: Interferências marcadoras proteicos de superfície nas células infectadas essências para ataque pelo Killer; interferência na via apoptótica.
3. Por que se faz o tratamento com antirretrovirais em pacientes portadores de HIV? E por que se utiliza o coquetel de medicamentos?
Os medicamentos antirretrovirais surgiram na década de 1980, para impedir a multiplicação do vírus no organismo. Eles não matam o HIV, vírus causador da AIDS, mas ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. Por isso, seu uso é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida de quem tem AIDS. Desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente o coquetel antiaids para todos que necessitam do tratamento. Para combater o HIV é necessário utilizar pelo menos três antirretrovirais combinados, sendo dois medicamentos de classes diferentes, que poderão ser combinados em um só comprimido. O tratamento é complexo.
4. Para quais