Antiguidade Grega
Trabalho entregue à disciplina de
História da Educação e da Pedagogia.
Ministrada pelo professor José Maria.
Aluna: Ilana Abreu de Andrade
Pedagogia – 1º Período
Duque de Caxias
2014
Antiguidade grega: a Paidéia
A- Contexto Histórico
1- A civilização micênica;
2- Templos Homéricos;
3- Período Arcaico;
4- Período Clássico;
5- Período Helenístico.
B- Educação
1234567-
Formação Integral;
A Paidéia;
As origens: Homero, “educador da Grécia”;
Dois modelos de educação: Espata e Atenas;
Educação Espartana;
Educação Ateniense;
Educação no período helenístico.
A- Contexto Histórico
1- Civilização micênica
Desde o início do segundo milênio a.C., a civilização micênica reuniu vários povos, sobretudo os aqueus, que se estabeleceram sob regime de comunidade primitiva. Com o tempo, a figura do guerreiro adquiriu importância cada vez maior, formando-se uma aristrocracia militar cujos chefes mais destacados viviam nos castelos de Tirinto e Micenas.
2- Templos Homéricos
Os templos homéricos são chamados assim porque naquela época teria vivido
Homero, talvez no século IX ou VIII a.C.
Predominava ainda a concepção mítica do mundo, pela qual se admitia que as ações humanas eram influenciadas pelo sobrenatural,pela interferência divina.
3- Período Arcaico
No período arcaico ocorreram grandes transformações nas relações sociais e políticas, muito diferentes das que se conheciam em outras culturas, proporcionando a lenta passagem da predominância do mundo mítico para a reflexão mais racionalizada e a discussão.
Nesse processo foram importantes algumas novidades, tais como a introdução da escrita, a utilização da moeda, a lei escrita por legisladores, a formação das cidades-estados (póleis) e o aparecimento dos primeiros filósofos, novidades estas responsáveis por uma nova visão do mundo e do indivíduo.
As cidades-estados (póleis) surgiram por volta dos séculos VIII e VII a.C. e provocaram grandes alterações na vida social e nas relações humanas.
No