RESPONSABILIDADE SOCIAL
A Responsabilidade Social interna caracteriza o estágio inicial da cidadania empresarial. No entanto, nem sempre é o que ocorre. Muitas empresas cometem o erro de investir somente no gerenciamento externo, causando grave descontentamento entre os funcionários, gerando um quadro conflituoso, de ansiedade e falta de motivação.
A Responsabilidade Social interna tem como foco trabalhar o público interno, desenvolvendo um modelo de gestão baseada no reconhecimento de seus empregados, promovendo uma comunicação transparente e os motivando a alcançar ótimos desempenhos. Este modelo está voltado a ações direcionadas aos empregados e seus dependentes, aos funcionários de empresas contratadas, terceirizadas, fornecedoras e parceiras.
As ações voltadas à Responsabilidade Social interna poderão compreender inicialmente:
- Entender melhor o conceito de Responsabilidade Social e o que se aproxima da missão de sua empresa.
- Conhecer a realidade de outras empresas no que concerne a gestão interna de Responsabilidade Social e seus programas.
- A área de Recursos Humanos poderá conceber e implantar, por exemplo, um código de ética, incentivando o conhecimento e a disseminação dos valores da organização.
- Apoiar projetos internos de participação dos filhos de funcionários, tais como programas obrigatórios do governo como o "Jovem aprendiz" ou similares que incentivem a educação e formação profissional.
- Investir no recrutamento interno, proporcionado oportunidades de crescimento e desenvolvimento dos funcionários, formalizando a proibição de práticas de discriminação nos processos seletivos, de promoção e avaliação.
- Estabelecer formas de combate a situações de assédio moral e/ ou sexual.
- Conceber programas de apoio ao demissionário e buscar a adoção de critérios na hora da necessidade de demissão.
- Incluir a ética como conteúdo obrigatório na admissão e treinamento da empresa.
- Apoiar