Antiguidade Da Moderniza O Urbano
8.1- Uma sociedade em transição
Com a expansão do capitalismo surge o desenvolvimento científico e tecnológico, como por exemplo a magia do cinema, que começa de modo avassalador, onde pobres e ricos, adultos e crianças, homens e mulheres fazendo do cinema m símbolo cultural da nova sociedade. 9científica e tecnologia).
A revolução científica e tecnológica e a expansão do capitalismo.
Metade do séc. XIX até a expansão da 1ª guerra mundial foi marcado por profundas transfomações. Com a revolução científica iniciou uma série de transformações quantitativas e qualitativamente diferentes do sec. XVIII, o trimonio ferro-carvão-máquinas não conseguia sustentar o nível e aumentar a produção de mercadorias. Com os novos procedimentos técnicos criou condições aos processos produtivos, permitindo o crescimento da produção.
A UNIÃO ENTRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PRINCIPAL CARACTERISTICA DA HISTÓRIA DO CAPITALISMO.
As primeiras transformações surge no séc. XIX nos transportes aperfeiçoando locomotivas e ferrovias, melhorando assim o transporte das mercadorias, aumentando o número de produtos comercializados e encurtando as distâncias. No último quatel do séc. XIX surgem as fontes de energia baseda na eletricidade e no petróleo, desenvolvendo os processos mecanizados ainda mais eficientes e produtivos (metalurgia e siderurgia).
Com a expansão da energia elétrica por cabos e surgimentos da lâmpada elétrica melhorou a vida da cidade. O transporte coletivo também se desenvolve com locomotivas elétricas e dos motores de explosão movidos a gasolina em 1862 e depois a diesel em 1893-1897, surgindo os primeiros automóveis. O desenvolvimento de comunicação com o telefone, telégrafo e linotipo, cinema e radiofonia. A medicina se aperfeiçoam com a descoberta da vacina, cura de doenças endêmicas diminuindo a taxa de mortalidade. O mundo se transforma mais rápido, mais próximo, mais sadio, com o grande numero de