Pesquisa E Identifica O De Anticorpos Irregulares
PAI:
A pesquisa de anticorpos irregulares verifica a presença de anticorpos irregulares no soro/plasma do indivíduo. É um dos testes pré-transfusionais obrigatórios, e pode ser realizada também para detecção de anticorpos irregulares em doadores gestantes. A PAI pode impedir de um receptor com um anticorpo clinicamente significante seja transfundido com hemácias que apresentam o antígeno correspondente. As técnicas de rotina normalmente utilizadas podem ser realizadas em tubo ou gel e em diferentes meios como LISS, PEG e ENZIMAS, os quais têm por finalidade aumentar a sensibilidade do teste. Geralmente, a detecção de anticorpos é realizada testando o soro do paciente contra 2 e/ou3 células de hemácias de reagentes de doadores fenotipados para a maioria dos antígenos comuns, preparadas comercialmente.
Painel de Hemácias:
Quando a pesquisa de detecção de anticorpos no soro do paciente é positiva, é realizado um processo de identificação do(s) anticorpo(s) detectado(s) através da testagem do soro do paciente contra um painel de antígenos conhecidos, denominado painel de hemácias constituído de várias hemácias fenotipadas e caracterizadas por diagrama com as características de cada anticorpo de importância clínica. Esses procedimentos permitem que a transfusão seja realizada de maneira segura e que o sangue transfundido seja todo aproveitado pelo paciente.
Os resultados do IAI devem ser interpretados pela análise do diagrama de antígenos específicos do Painel. A caracterização do anticorpo deverá estar de acordo com a coluna vertical do diagrama referente a cada antígeno dos Sistemas Eritrocitários (coluna horizontal). Os resultados do soro pesquisado deverão ser similares à coluna referente ao anticorpo identificado. Esta igualdade dará o resultado do anticorpo presente no respectivo soro.
É possível que um mesmo material contenha mais um de anticorpo, como por exemplo, C,D,E.
Fenotipagem dos Sistemas Rh e Kell: