Antigona
Situada na península dos Balcãs, irradiou sua cultura pelo Mar Egeu.
Destaca-se os jogos olímpicos, disputados de quatro em quatro anos na cidade de Olímpia. Cada Cidade-Estado, os gregos chamavam de polis, tinha o seu próprio Direito, tanto público como privado, tendo cada qual características específicas
e
evolução
própria.
Nunca
houve
leis
aplicáveis a todos os gregos, no máximo, alguns costumes comuns.
Os gregos eram nômades de origem ariana, falavam a mesma língua, tinham a mesma escrita e as mesmas tradições e se autodenominavam helênicos. 2) No contexto da civilização helênica quais cidades (polis) são consideradas matrizes de organização político-social?
Esparta e Atenas.
3) Qual foi a cidade que serviu de inspiração de modelo para os países ocidentais? Justifique.
Atenas. Atenas criou o regime de governo democrático. A democracia ateniense era praticada de maneira direta, o cidadão participava das
Assembleias públicas e decidia o destino da Polis. Destaca-se o conceito de democracia: o governo de muitos ou de todos fundado nos princípios da igualdade e da liberdade.
4) Quais contribuições o Direito na Grécia trouxe ao mundo moderno? A principal contribuição dos gregos para a cultura jurídica deve-se aos seus trabalhos sobre o governo ideal da cidade. Foram os inventores da ciência política (ciência do governo/governo ideal) e, na prática, instauraram, em algumas de suas cidades, regimes políticos que serviram de modelo às civilizações ocidentais.
Os grandes filósofos de Atenas foram referência intelectual.
Os gregos transmitiram-nos as palavras que entraram em nossa legislação moderna, tais como:
•
sinalagmático – vinculação contratual que obriga reciprocamente às partes. •
quirografário – ato escrito do devedor, como por exemplo, um
cheque,