"Antiga Lenda Egípcia do Peixinho Vermelho"
1SÍNTESE DA “ANTIGA LENDA EGÍPCIA DO PEIXINHO VERMELHO" 3
2A ORGANIZAÇÃO E SUA CULTURA 5
3O PODER NAS ORGANIZAÇÕES 7
4O AGENTE DE MUDANÇAS 9
5O UNIVERSO DE INSERÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES 11
1OS OBSTÁCULOS PARA A MUDANÇA 13
2O PERIGO DA PRECIPITAÇÃO 15
3O DESTINO DAS ORGANIZAÇÕES ESTANQUES 17
4O FUTURO DAS ORGANIZAÇÕES 18
CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24
INTRODUÇÃO
O texto “Cultura e Mudança Organizacional: Em busca da compreensão sobre o dilema das Organizações”, de Carmen Diva B. Monteiro, Elvira Cruvinel Ventura e Patrícia Nassif da Cruz aborda as organizações vistas como culturas e as organizações vistas como fluxo e transformação, ou seja, enfoca as relações entre cultura e mudança organizacional. As autoras utilizaram o texto de autoria anônima "Antiga Lenda Egípcia do Peixinho Vermelho" para abordar o conceito de cultura e as formas culturais existentes nas organizações e enfatizaram também o papel do agente de mudanças, delineando algumas visões sobre a mudança organizacional e os fatores-chave que nela intervêm.
O objetivo deste trabalho é fazer um paralelo entre a história "Antiga Lenda Egípcia do Peixinho Vermelho" e uma analogia e descrição do significado de cada um dos personagens ou símbolos apresentados com a cultura e transformação de uma organização.
O desenvolvimento deste trabalho será dividido em nove partes: Síntese da lenda; A organização e sua cultura; O poder das organizações; O agente de mudanças, O universo de inserção das organizações; Os obstáculos para a mudança; O perigo da precipitação; O destino das organizações estanques e O futuro das organizações.
1 SÍNTESE DA “ANTIGA LENDA EGÍPCIA DO PEIXINHO VERMELHO"
A lenda narra sobre uma comunidade de peixes que vivia em um lago que era alimentado por um pequeno canal que escoava suas águas através de uma grade muito estreita. Na comunidade havia um pequeno peixinho vermelho que era