Estudante
LUIZA DA SILVA OLIVEIRA
TAYNARA LUIZA TORRES DOS SANTOS
PSICOLOGIA HOSPITALAR
FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS DE MINAS GERAIS – FEAD/MG
Belo Horizonte
2013
INGLAD ARYANE FIGUEIREDO ZINATELLI
LUIZA DA SILVA OLIVEIRA
SAMARA NUNES
TAYNARA LUIZA TORRES DOS SANTOS
PSICOLOGIA HOSPITALAR
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia Ciência e Profissão como requisito básico para avaliação A3 no Curso de Psicologia da FEAD/MG.
Professor:
Marcelo Arinos Drumonnd Júnior
FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS DE MINAS GERAIS – FEAD/MG
Belo Horizonte
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A ideia principal do trabalho é apresentar a psicologia hospitalar brasileira, o papel do psicólogo nas instituições hospitalares. Onde é possível visualizar claramente que a atuação do mesmo na área hospitalar está voltada não só ao paciente, mas aos seus familiares e a equipe médica. O psicólogo hospitalar deve seguir as orientações das melhores práticas psicológicas já implantadas e estudas no âmbito hospitalar onde as tratativas são diferentes dos atendimentos padrões de consultório. Os diagnósticos de cada caso são feitos a partir da representação que o paciente tem da doença e em particular da sua doença, e que envolve os aspectos de sua formação cultural, social e individual. O psicólogo hospitalar deve-se estar alerta, principalmente, para a maneira como o paciente reage frente ao diagnóstico de sua doença, como a sua vida psíquica e sua vida social interfere na dinâmica subjetiva, e também como se estabelecem as relações psicológicas entre o paciente, a família e a equipe de saúde.
1. PSICOLOGIA HOSPITALAR
1.1 O que é Psicologia Hospitalar
De acordo com Cabral citando Rodríguez e Marín (2003) a Psicologia Hospitalar é um conjunto de contribuições científicas, educativas e profissionais que as várias