multiprogramaçao
AULA 05 – Processos
Através da execução “simultânea” de vários programas, a multiprogramação torna mais eficiente o aproveitamento dos recursos do computador, tais como: tempo do processador, espaço de memória, etc. Na realidade a execução é feita de forma concorrente (máquinas monoprocessadas). Em um sistema multiprogramado vários programas são mantidos na memória ao mesmo tempo.
O que acontece em um sistema multiprogramado quando uma chamada de sistema é solicitada por algum processo? Basicamente, o escalonador interrompe o processo que executou a chamada de sistema e escolhe outro da fila de apto para utilizar a CPU.
Os seguintes conceitos são necessários para implementar o conceito de multiprogramação: processos, interrupção e proteção entre processos. Nesta nota de aula iremos discutir estes temas e apresentar detalhes sobre as entidades denominadas processos.
Processos
Em sistema operacional é conveniente diferenciar um programa de sua execução. Assim, podemos dizer que:
Programa: é uma entidade estática e permanente composto por uma seqüência de instruções: passivo sob o ponto de vista do sistema operacional.
Processo: é uma entidade dinâmica e efêmera, que altera seu estado a medida que avança sua execução. Assim, o processo é uma abstração que representa um programa em execução. Um processo é composto por: programa, dados, contexto (valores).
Ciclos de um processo
São várias as razões para que um processo seja criado e/ou destruído. O momento e a forma como isso acontece pode depender do sistema operacional considerado. Por exemplo:
Criação de Processos:
? Momento da execução
? Chamadas de sistemas
? Podem ser associados a uma sessão de trabalho, exemplo: login + senha _ shell (processo)
Prof. Dr Jean M. Laine
1
Sistemas Operacionais
Finalização de Processos:
? Término da execução
? Chamadas de sistemas
? Por outros processos
Os processos podem executar programas de usuários ou rotinas de