Multiprogramação
Curso Superior de Sistemas de Informação
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS
Tema: Multiprogramação, Multiprocessamento e Processamento Distribuído
Vitor Hugo
0000022210
Anderson Roquini
0000022221
Bruno Castro
0000022223
Guarulhos – SP
Maio / 2013
Multiprocessamento
Sistemas multiprocessáveis são aqueles em que temos vários processadores utilizando um mesmo sistema operacional ou cada um utilizando um sistema operacional próprio. O Multiprocessamento mantém todos os conceitos da multiprogramação sendo que ele permite dois recursos extras.
Reconfiguração: capacidade de um sistema continuar o processamento mesmo se um processador falhar, neste caso com velocidade de processamento inferior, é claro.
Balanceamento: possibilita balancear a carga de processamento e das operações de E/S entre os diversos processadores.
A utilização de múltiplos processadores permitem que vários programas sejam executados simultaneamente, ou que um programa seja dividido em subprogramas para execução simultânea por mais de um processador. Desta forma, é possível ampliar a capacidade de computação de um sistema, adicionando-se novos processadores, com um custo muito inferior à aquisição de novos computadores. Devido ao alto custo de desenvolvimento de processadores cada vez mais rápidos torna-se vantajoso utilizar sistemas com vários processadores. Com a tecnologia atual poderia se desenvolver sistemas com milhares de processadores. O maior problema é o de interligar de forma eficiente os processadores a memória e periféricos. Esta tecnologia permitiu o surgimento de computadores voltados, principalmente, ao desenvolvimento aeroespacial, simulações, processamento de imagens, etc.
Acoplamento
Um fator fundamental para o desenvolvimento de sistemas operacionais multiprocessáveis é a forma de comunicação entre os processadores e o grau de compartilhamento da memória e dos dispositivos de E/S. Nestes parâmetros