TEC EM EDIFICAÇÕES
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
CENTRO DE TECNOLOGIA
LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS SOLOS – DEC 2570
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE “IN SITU”
(MÉTODO DO FRASCO DE AREIA E DO CILINDRO DE CRAVAÇÃO)
Acadêmicos: R.A:
MARINGÁ 2009
Objetivo
O objetivo deste relatório consiste em determinar a massa específica aparente seca de campo através do método do frasco de areia e da cravação do cilindro.
Fundamentação Teórica
Os principais processos de identificação da massa específica aparente por métodos diretos consistem na coleta de uma amostra indeformada. Com a massa e o volume dessa amostra calcula-se a massa específica aparente, e com o teor de umidade dela obtido, a massa específica aparente seca Os mais comuns são o do cilindro de cravação e o do "cubo" esculpido.
Nos métodos indiretos, escava-se a amostra, que é totalmente recolhida e pesada. O volume da amostra é obtido medindo o volume da escavação. O teor de umidade da amostra deve ser determinado logo após sua pesagem. Os principais utilizam o frasco de areia, o óleo grosso ou o balão de borracha.
O método do frasco de areia aplica-se a solos com qualquer tipo de granulação, contendo ou não pedregulhos, que possam ser escavados com ferramentas manuais, e cujos vazios naturais sejam suficientemente pequenos para que a areia usada no ensaio neles não penetre. O material em estudo deve ser suficientemente coeso e firme para que as paredes da cavidade a ser aberta permaneçam estáveis e as operações realizadas não provoquem deformações na cavidade.
Método da cravação do cilindro é aplicável a solos de granulação fina, coesivos, úmidos e isentos de pedregulhos. Permite conhecer o grau de compactação e o desvio da umidade de compactação em relação à umidade ótima sem necessidade de se traçar a curva de compactação do solo.
Materiais e Métodos
Método do Frasco de areia
1.Frasco de plástico, com funil metálico;
2.Bandeja quadrada rígida, com