antibióticos
Ao Farmacêutico
Módulo V
Antibióticos
www.aofarmaceutico.com.br
Módulo V
2
Antibióticos
Módulo V: Antibióticos
Caro(a) colega farmacêutico(a)
Medicamentos que revolucionaram a história da medicina, protegendo o homem do ataque de bactérias antes mortais, os antibióticos são, hoje, um instrumento indispensável na guerra mundial contra as doenças infecciosas bacterianas.
Milhões de infecções potencialmente fatais foram curadas por intermédio do uso dessa terapia. Contudo, esses agentes encontram-se entre os mais empregados de maneira errada e abusiva, resultando em microorganismos resistentes que tornam necessário o emprego, cada vez maior, de novas drogas.
Desejamos a você uma boa leitura!
Equipe Ao Farmacêutico
Módulo V
3
Antibióticos
1. INTRODUÇÃO
Bactérias são microorganismos unicelulares de estrutura simples presentes em diversos locais incluindo pele, boca, vias respiratórias, intestino e órgãos genitais. Raramente provocam infecções, a não ser que ocorra um enfraquecimento nas defesas do organismo. A maioria dessas infecções é causada por bactérias patogênicas que invadem o organismo e se multiplicam, utilizam toxinas, enzimas, fatores de virulência, os quais afetam as células e provocam doenças, para invadir e se manterem no organismo.
Só podem ser vistas através de microscópio e medem cerca de 0,5 a 1,0 micra (1/1000 mm). Em geral, são compostas por:
Parede celular: Estrutura rígida, constituída basicamente por açúcares e lipídios. É essencial para o desenvolvimento e a divisão bacteriana.
Membrana citoplasmática: Trata-se de uma membrana semipermeável que regula a entrada de elementos nutritivos para o interior da célula e a saída de produtos do metabolismo.
Citoplasma: É o material contido no interior da membrana onde estão localizadas as enzimas, os ribossomos e o DNA.
Flagelos: São apêndices filiformes, extremamente delgados, que se sobressaem através da