Antenas
Difração: A difração existe quando existe um corpo obstruindo a passagem entre transmissor e receptor. De acordo com o princípio de Huygen, onde cada ponto numa frente de onda se comporta como uma fonte isolada, haverá a formação de ondas secundárias atrás do obstáculo, mesmo que não haja linha de visada entre o transmissor e o receptor. Isso pode explicar como em ambientes fechados mesmo que um usuário não veja o outro eles mesmo assim podem se comunicar.
Reflexão: A reflexão ocorre quando as ondas eletromagnéticas se deparam com obstáculos de dimensões muito maiores do que seus comprimentos de onda, que podem ser traduzidos em como, no caso indoor, paredes, mobílias, dentre outros e no caso aberto podem ser prédios, carros, casas, montanhas dentre outros. Os raios refletidos podem interferir nos raios diretos construtivamente ou destrutivamente no receptor.
Espalhamento: O espalhamento ocorre quando as ondas eletromagnéticas se deparam com obstáculos com tamanhos da mesma ordem de grandeza ou menores. O espalhamento obedece aos mesmos princípios físicos da difração espalhando a energia do sinal do transmissor em muitas direções. 2) Multipercussão é o fenômeno em que a onda eletromagnética chega ao mesmo destino por vários caminhos diferentes. Desvanecimento é o enfraquecimento do sinal ocasionado por perdas impostas a ele pelo meio onde se propaga.
3) Meio de transmissão, ou guia de onda, é um caminho ou canal que permite que a onda elétrica ou eletromagnética propague-se do transmissor ao receptor. Na superfície terrestre temos vários tipos de meios de transmissão, em geral são eles: Fio (propagação de ondas elétricas), Fibras ópticas (Propagação de luz) e Radiodifusão (Propagação de ondas eletromagnéticas).
4) As ondas terrestres são ondas que propagam-se através da superfície terrestre. Em geral, tem um grande comprimento de onda, e consequentemente baixa frequência. Logo,