Antecendentes
A história da Administração é recente. No decorrer da história da humanidade, a Administração teve um desenvolvimento lento impressionante. Teve inicio somente a partir do século XX que apresentou um desenvolvimento de notável pujança e inovação. Nos dias de hoje a sociedade típica dos países desenvolvidos é uma sociedade pluralista de organizações, na qual a maior parte das obrigações sócias, e confiada a organizações que são administradas por dirigentes para se tornar mais eficientes e eficazes. Já no final do século XIX a sociedade era completamente diferente. As organizações eram poucas e pequenas: predominavam as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos, armazém da esquinas etc.
A administração recebeu influência da Filosofia desde os tempos da Antigüidade. O filósofo grego Sócrates, expõe seu ponto de vista sobre a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão filósofo grego analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, A república, expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.
Aristóteles deu impulso inicial á Filosofia, Cosmologia, Nosologia, Metafísica, lógica e Ciências Naturais, abrindo as perspectivas do conhecimento humano. No livro Política, sobre a organizações do Estado, distingue as três formas de administração pública: 1- Monarquia ou governo de um só. 2- Aristocracia ou governo de uma elite. 3- Democracia ou governo do povo.
Durante os séculos que vão da antiguidade ao início da Idade Moderna, a filosofia voltou-se para uma variedade de preocupação distanciada dos problemas administrativos.
Francis Bacon, filósofo e estadista inglês e fundador da lógica Moderna baseada no método experimental e indutivo, mostra a preocupação prática de se separar experimental e indutivo, mostra a