TeoriasEvolutivas
1248 palavras
5 páginas
Teorias evolutivas de serpentesPedro Victor Brasil Ribeiro
1. Introdução
Atualmente existem teorias sobre a evolução das serpentes, sendo essas a evolução de antecendentes aquaticos, e a evolução de antecendentes fossoriais ou semi-fossoriais. A hipótese defendida por Zaher sugere que as serpentes são intimamente relacionadas a lagartos terrestres e reduziram seu pulmão em terra e a hipotese defendida por Vidal sugere que as serpentes são intimamente relacionadas com lagartos marinhos da era Cretacea, como os Mosasaurus, e reduziram seu pulmão na agua.
2. Desenvolvimento
a. Teoria da origem marinha
De acordo com a origem marinha, as serpentes são derivadas de um grupo que inclui várias famílias já extintas de repteis marinhos (mosasauroides) como os aigialosarus, dolichosaurus mosasaurus e outras duas familias existentes de lagartos terrestres, os Helodermatidae (genero Heloderma) e os Varanidae (genero Lanthanotus e Varanus).
Os lagartos monitores seriam os mais próximos das serpentes. Resultado também sugerido com analises moleculares utilizando genes mitocondriais.
Quando mosasaurus são tomados em considerações em analises morfológicas, eles formam um padrão de ramificação parafilético, sugerindo maior proximidade com as cobras do que os varanoids, formando o grupo dos Pythonomorpha e é baseado na partilha de caracteristicas do crânio, a mandibula e a dentição.
Segundo Vidal 2004, a relação morfológica entre as serpentes e os varanoides não são robustas devido as serpentes serem muito modificadas e a ausência da caracterista única de varanoides (uma surangular com uma ponta anterior sem corte).
A evidencia molecular atual não é capaz de elucidar todas as ramificações da filogenia dos squamatas ou identificar robustamente uma ligação entre a proximidade das serpentes, porém, ainda assim, sendo possível excluir os varanoides, amphisbaenias e pravavelmente os dibamides.
Semelhanças entre as escamas de peixes e as cobra indicam uma convergência evolutiva,