Antecendentes historicos
Curso de Bacharelado em Administração
ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO
DANIELLE CRISTINA
YOKABEL SALES
Teresina,18 de outubro de 2011
ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO
DANIELLE CRISTINA
YOKABEL SALES
Resumo e analise a disciplina Fundamentos da Ciência Administrativa I do curso de Administração como requisito parcial para a obtenção da nota relativa a 2º Avaliação, sobre a orientação Professor Raimundo Nonato Moura Rodrigues.
Introdução
A história da Administração é recente. A partir do século XX teve notável grandeza e inovação.
Nos tempos atuais, vivemos em uma sociedade pluralista de organizações, que precisam ser administradas para serem eficientes e eficazes. Diferentemente do século XIX, onde predominavam pequenas oficinas, profissionais autônomos, que trabalhavam por conta própria.
Influencia dos Filósofos
Sócrates (470 q 399 a.C.) reconhece a Administração como uma habilidade pessoal.
Platão (429 a 347 a.C), seu discípulo, expõe seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos. Preocupa-se profundamente com os problemas políticos e sociais inerentes ao desenvolvimento social e cultural do povo grego.
Aristóteles (384 a 322 a.C) era discípulo de Platão, escreveu no seu livro: Política, as três formas de administração pública: Monarquia (governo de um só),
Aristocracia (governo de uma elite) e Democracia (governo do povo).
Francis Bacon (1561 – 1626) fundador da Lógica Moderna (método experimental e indutivo)
Thomas Hobbes (1588-1676) – defendeu a idéia do governo absoluto em função de sua visão pessimista da humanidade “na ausência do governo, os seres humanos tendem a viver em guerra permanente... em conflito permanente... pela sobrevivência”.
René Descartes (1596 – 1650) (métodos cartesiano), livro “O Discurso do Método”, Princípio da Dúvida Sistemática ou da Evidência, Princípio da Análise ou de Decomposição, Princípio da