Antecedentes da reforma
A Medicina Veterinária é a ciência que se dedica no tratamento da saúde dos animais domésticos, ruminantes e silvestres, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo das pessoas, mas como surgiu a Medicina Veterinária no mundo? E no Brasil?
Os primeiros registros que se tem sobre a prática da Medicina animal originaram-se na Grécia no século VI a.C.. Em algumas cidades havia cargos públicos reservados para os que praticavam a cura dos animais, esses eram chamados de hipiatras. Ainda no século VI, em Bizâncio, foi encontrado um verdadeiro tratado enciclopédico conhecido como HIPPIATRIKA. Nele havia 420 artigos sobre a criação dos animais e suas doenças, 121 desses artigos foram escritos por APSIRTOS, que é considerado o pai da Medicina Veterinária.
Já a Medicina Veterinária moderna, que é organizada a partir de critérios científicos, começou a se desenvolver a partir da criação da primeira escola de Medicina Veterinária no mundo, que ficava em Lyon – França. Ela foi criada a partir do Édito Real assinado pelo Rei Luiz XV, pelo hipologista e advogado francês Claude Bourgerlat, em 04 de agosto de 1761.
A escola começou a funcionar com apenas 08 alunos no dia 19 de fevereiro de 1762.
Alguns anos depois, em 1766, foi criada a segunda escola de Medicina Veterinária, localizada também na França na cidade de Paris, seu nome era Escola de Alfort. O crescimento dessa nova profissão proporcionou a criação de novas escolas ao redor do