Resumo Para Estudo De Sa De E Previdencia
Eleutério Rodrigues Neto 1) Introdução: o que pretendemos mudar
- A saúde da população brasileira está mal e os serviços de saúde não funcionam adequadamente. Mas, por que isso ocorre? Em relação à saúde: Sem qualidade de vida (boa alimentação, moradia, saneamento básico, educação, transporte, lazer...) a saúde fica comprometida; Antes da CF88 a saúde não era direito de todos, somente quem tinha “carteira assinada” (contribuía para a Previdência Social), tinha acesso à assistência médica.
População que não possuía “INPS”: carente ou indigente. Os serviços de saúde não funcionam bem porque faltam recursos financeiros, faltam medicamentos, o número de funcionários é insuficiente e eles são mau remunerados, faltam equipamentos... Mas, especialmente porque o sistema de saúde vigente foi montado para atender os interesses daqueles que queriam comercializar a saúde no período da ditadura. Avanço da iniciativa privada na venda de serviços médicos privadas (concentrados nas grandes cidades) contratados pelo INAMPS.
Serviços públicos desprestigiados: tornam-se piores em seu funcionamento. Ausência de controle no pagamento dos serviços privados levam à fraude e corrupção, envolvendo de um lado os interessados em ganhar o dinheiro da população e de outro os políticos descomprometidos (clientelistas e eleitoreiros)
Internava-se mais do que o necessário e não se investia na prevenção de doenças e na promoção da saúde (objetivo: lucro do empresariado) O setor privado não dava satisfação à população nem às autoridades locais, especialmente por estarem diretamente ligados ao nível federal (INAMPS) Na década de 1980, com a crise econômica (inflação, crescimento baixo do PIB, agudização da “questão social”) e a organização dos cidadãos brasileiros pela redemocratização no país, o