Antecedentes da reforma religiosa no século XVI
DREHER, Martins. A Crise e a Renovação da Igreja na Período da Reforma. Coleção Historia da Igreja, V.3. São Leopoldo. Sinadal, 1996.
Dados acadêmicos do autor.
Martin Norberto Dreher, nascido em Montenegro, 1945 é um Pastor Luterano, professor e historiador brasileiro.Cursou teologia na Faculdade de Teologia IECLB,formando-se em 1970. Depois doutorou-se em história da igreja,pela Ludwig-Maximilians Universtat,em Munique,1975. Foi professor de teologia e pastor em diversas paróquias da IECLN. Algumas de suas obras foram “História do Povo Luterano e História do Povo de Jesus’’
Antecedentes da reforma religiosa no século XVI
‘‘[...] a reforma não iniciou com a divulgação das 95 teses de Lutero em 31 de outubro de 1517. Muito antes de Lutero haviam se criado situações, haviam sido difundidas idéias, despertado sentimentos que provocaram e possibilitaram o conflito com a Igreja de então.[...]’’ (pág. 14)
Antecedentes da Reforma
“[...] a reforma deve ser vista com um período entre a Idade Média e a Idade Moderna. [...]” pág.14
“[...] Para assegurar a independência da Igreja, o papado buscou enfraquecer do Império. Em conseqüência os papas chegaram até a assumir o comando político do mundo ocidental de então. [...]’’ (pág. 14)
“Após o Cisma (1378-1417; 1449) e depois do Concilio de Basiléia, os papas tiveram que buscar reconhecimento junto aos príncipes, imperadores e reis, concedendo ao Estado grandes poderes sobre a Igreja. O resultado foi o surgimento das Igrejas Territoriais, isto é, de Igrejas dependentes do poder secular, que tanto podia ser representado pelo rei, príncipe como pelos conselhos municipais. [...]” (pág. 15)
‘‘[...] Havia muitos bispos que não tinham qualquer interesse em questões espirituais e buscavam solidificar suas posições por meios políticos. [...]’’ (pág. 15)
‘‘Assim, o príncipe passou a controlar as ofertas do