Ante Projeto De Pesquisa Cmm
1. Assunto 3
2. Tema 3
3. Palavras chaves 3
4. Problema 3
5. Objetivos 3
5.1 Objetivo geral 3
5.2 Objetivos específicos 4
6. Referencial teórico 4
7. Metodologia 8
1. Assunto
Modelo de Capabilidade e Maturidade em produção de software.
2. Tema
Estudo de caso da implantação do CMM 2 – Capibility Matured model1 na fábrica de software da UNITECH – Tecnologia de Informação.
3. Palavras chaves
Engenharia de software, produtividade, processos.
4. Problema
A Engenharia de Software vem lutando para conquistar as mesmas produtividades, modelos e redução de erros no produto final conquistado por outras áreas de Engenharia como Engenharia civil, tendo uma série de modelos de processos que se tornem repetíveis no intuito de melhorar a qualidade e produtividade na produção de software.
5. Objetivos
5.1 Objetivo geral
Avaliar o impacto da mudança do processo de produção de software após o CMM 2 e identificar as melhorias na produção e qualidade de software.
5.2 Objetivos específicos
Avaliar ganhos em:
Produtividade;
Qualidade do produto;
Qualidade do processo.
Avaliar mudanças na:
Cultura organizacional.
6. Referencial teórico
De acordo com o dicionário Webster’s, um processo2 é “um sistema de operações que produz alguma coisa... uma série de ações, mudanças ou funções que atinge um fim ou resultado.” O IEEE define um processo como: “uma seqüência de passos realizados com um dado propósito” [IEEE-STD-610]. Um processo de software pode ser definido como um conjunto de atividades, métodos, práticas e transformações que as pessoas utilizam para desenvolver e manter um software e os seus produtos associados (por exemplo: planos e documentos de projeto, código, casos de teste e manuais de usuário). À medida que uma organização vai se tornando madura, o processo de software vai ficando mais definido, possibilitando que o mesmo seja implementado de modo mais consistente em toda a organização.
A capabilidade do processo de software