GPS OK
O Sistema de Posicionamento Global, mais conhecido como GPS (Global Positioning System), é um sistema que utiliza satélites e é capaz de localizar um receptor de sinais de satélites num determinado momento. Trata-se de uma rede de 24 satélites distribuídos em seis planos próximos à órbita da Terra, a uma altitude de aproximadamente 20000 km, completando, cada um deles, uma volta em torno da terra em 12h. O ângulo de visualização da superfície da Terra por um satélite é de aproximadamente 28° (fig. 1) e os planos das órbitas são escolhidos de forma que um ponto qualquer da Terra está no ângulo de visualização de pelo menos 4 satélites em qualquer instante, podendo ser visualizado por mais satélites. Os satélites enviam sinais ao receptor, que é o aparelho de GPS, e este interpreta estes sinais precisando sua posição exata naquele determinado momento. Estes dados são fornecidos com precisão graças a um sistema de triangulação.
fig. 1
Como funciona a triangulação?
Neste sistema são utilizados três satélites para apontar a sua posição, além de um quarto satélite que mostra a altitude em relação ao nível do mar. Em resumo, o sistema funciona assim:
1. O receptor GPS localiza 3 satélites;
2. Cada satélite calcula a distância que você de encontra de cada um deles;
3. Sua posição é fornecida (figs. 2 e 2a).
fig. 2 fig. 2a
Vamos criar uma situação para entender melhor como funciona a triangulação. Neste caso, utilizaremos uma demonstração bidimensional. Suponha que você esteja perdido e pergunte a três pessoas onde você está, e receba as seguintes respostas:
1) Você está a 1750 km de Teresina, no Piauí. Em um mapa você deverá fazer um círculo com o centro do compasso em Teresina, respeitando as dimensões, utilizando uma régua com escala (fig. 3).
fig. 3
De acordo com o mapa, você poderia estar em algum lugar do Amapá, Pará, Mato Grosso, Goiás, DF, Minas Gerais o da Bahia.
2) Você