Trabalho De Gest O De Equipes De Alto Desempenho
SUMÁRIO
PARTICIPAÇÃO NO GRUPO 3
LIDERANÇA 4
AESTILO DE LIDERANÇA 5
MODELO NORMATIVO DE LIDERANÇA 8
FILME ANALISADO 9
pARTICIPAÇÃO NO GRUPO
Fazendo uma alusão a tudo que vimos até agora, o texto nos tráz a teoria de tudo que discutimos e trabalhamos nesta primeira etapa.
Até o momento sempre tivemos a impressão de que um grupo estaria dividido em quem lidera, e em quem é liderado, mas isso é uma ilusão.
Os grupos se formam a partir de situações, momentos, dificuldades, trabalhos e a liderança não é diferente. Quando se trabalha em grupo, passamos por várias fases, onde cada situação nos coloca em uma posição diferente, em determinados momentos seremos os líderes e em outros o liderado, e isso ocorre normalmente, quando um líder tem características marcantes ele se destacará, mas sempre teremos líderes informais, e todos terão sua importância para que o grupo progrida para atingir suas metas e objetivos. Em grupo passamos a deixar aflorar nossos conflitos intrapessoais, que muitas vezes influenciam nossas atitudes interpessoais, o que isso quer nos dizer, que em determinados momentos estaremos tendo atitudes por conta de nossas emoções, fraquezas, crenças e sentimentos, ajudando ou atrapalhando nossa interação com o grupo, nestes momentos é que conseguimos observar com mais clareza o líder nato, aquele que independente da situação consegue manter o foco e dar o norte para todos, colocando todos em sintonia com os objetivos. Os membros de um grupo não podem ignorar que exercem papéis importantes, indiferente das responsabilidades, um grupo deve funcionar como um conjunto de engrenagem, podendo ser complexo ou simples, mas se uma peça não estiver em sintonia com as outras nada funciona.
liderança
O assunto Líder x Liderança é muito amplo, poderíamos citar vários autores e suas teorias:
“Líder-herói”: respondeu às demandas sociais de ordem e controle no paradigma mecanicista-cartesiano, mas hoje, “a veneração do culto do