Antagonistas e agonistas
Para que você entenda melhor, pense em algum exercício de bíceps, como a rosca direta, por exemplo. Nesse exercício, a ação executada trabalha o bíceps, que nesse caso é o musculo agonista; por outro lado, o músculo contrário à ação, que faz com que a parte do corpo trabalhada volte ao local inicial, é o tríceps, que nesse caso é o músculo antagonista. Agora, se você imaginar um exercício de tríceps, os músculos agonistas e antagonistas invertem o lado, fazendo com que o tríceps seja o músculo agonista e o bíceps o músculo antagonista.
Portanto, dependendo do movimento necessário, um músculo pode ser agonista em um exercício e antagonista durante outro tipo de ação. O agonista sempre contrai para iniciar o movimento, e o antagonista estica para permitir a circulação.
Tipos de contraçao musculares
Concêntrica (dinâmica) - Contração que causa o movimento e mudança do segmento corporal a medida que o musculo contrai e encurta. Exemplo levantamento de peço.
Excêntrica
- Contração que causa o movimento e mudança do segmento corporal a medida que o musculo se alonga sobre tenção.
Isométrica (estática)
-E uma forma estática de exercício no qual o musculo se contrai e produz força sem uma mudança em seu movimento e sem movimento articular visível.