Farmacologia 01 – como agem as drogas – receptores, agonistas e antagonistas
Curso: Educação Física
Aluno: Plinio Gardell Rêgo Bastos
Disciplina: Terapêutica e exercício físico
Professor: Moisés
Resumo do vídeo – Farmacologia 01 – como agem as drogas – Receptores, agonistas e antagonistas
Teresina - PI
As drogas, mais conhecidas como fármacos, têm efeitos mais específicos comparados à outra. Esses fármacos irão alterar o organismo, influenciando a forma fisiológica dos indivíduos de forma mais especifica, podendo melhorar ou surtir efeitos colaterais.
Para o fármaco exercer uma influencia química sobre a célula, deverá ter células alvo sendo constituinte da mesma. As principais proteínas-alvo do nosso organismo estão divididas em enzimas, que em alguns fármacos podem aumentar a produção delas e a inibição podendo diminuir a biotransformação , fazendo com que os efeitos farmacológicos se prolonguem , causando assim efeitos toxico (colaterais), isso acontece por causa de algumas substancias que não agem na sua especificidade, provocando-os, as moléculas transportadoras, que bloqueiam os efeitos dos fármacos no sistema de transporte de substancias, os canais iônicos, que são formados por proteínas com subunidades onde cada uma delas será revestida por hélices, formando assim os poros estabelecendo e controlando a diferença de potencial através da membrana plasmática da célula permitindo o fluxo de íons pelos seus gradientes, e os receptores, que são macro moléculas que se encontram na superfície da célula servindo para emitir sinais químicos entre uma célula e outra no mesmo tecido ou em tecidos diferentes, onde as células só se comunicarão através desses sinais químicos, contraindo a musculatura.
Os fármacos agonistas e antagonistas, irão ligar-se aos receptores, mas apenas os agonistas levaram uma resposta tecidual. A ação dos agonistas se resume em “ações ou estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. Sendo uma droga receptiva”.