fisiologia
Classificação dos músculos quanto à sua função
Os músculos podem ser classificados em cinco categorias quanto à sua função:
Agonistas;
Antagonistas;
Sinergistas;
Estabilizador;
Neutralizador.
1. Os músculos agonistas são os agentes principais na execução de um movimento. Geralmente são os músculos que se contraem ativamente, sendo que além daqueles que produzem movimentos, também são considerados agonistas os que se contraem para permitir a manutenção de uma postura. Um exemplo de músculo agonista é o glúteo médio no movimento de abdução da coxa.
O papel do agonista quando um músculo sofre uma contração com encurtamento, diz-se que ele é agonista para as ações articulares resultantes. Por exemplo, o tríceps do braço é um agonistas para a extensão do cotovelo. Alguns músculos são agonistas para mais de uma ação numa dada articulação; muitos tem uma ou mais ações sobre cada uma de duas ou mais articulações que eles por acaso atravessam. O bíceps do braço, por exemplo, é agonista para a flexão do cotovelo e supinação rádio-ulnar, e, além disso, é agonista para várias ações da articulação do ombro, devido a sua inserção proximal por duas cabeças da escápula.O agonista causa um movimento, algumas vezes, é denominado músculo principal do movimento.
2. Os músculos antagonistas são aqueles que possuem ação anatômica oposta à dos agonistas, seja para regular a rapidez ou a potência desta ação. Usualmente os antagonistas são músculos que não estão se contraindo e que nem auxiliam nem resistem ao movimento, mas que passivamente, principalmente em atletas mais experientes e habilidosos, se relaxam permitindo a maior facilidade do movimento (Bompa, 1993). Um exemplo de músculo antagonista é o adutor magno na abdução da coxa.
O papel do antagonista um antagonista é um músculo cuja contração tende a produzir uma ação articular exatamente oposta a uma ação