Anta
Introdução 2
Objetivos do Projeto 2
Resultados esperados 2
Hipóteses de concretização 3
Desenvolvimento do projeto 3
Estruturas Geodésicas – Justificação da escolha 5
Ciência e Tecnologia aplicadas 6
A solução adotada 7
Principais etapas do projeto 11
Eletrónica aplicada 11
Conclusão 13
Anexos 14
Introdução
O aquecimento global tornou-se efetivamente um fator com grande impacto na produção agrícola. A indefinição das estações do ano, tem condicionado o desenvolvimento de algumas espécies que hoje só conseguem produção rentável em ambientes de estufa. Mas o custo destas estruturas não permite o acesso a todos os interessados que, na sua ausência, se desmotivam da atividade agrícola. Por outro lado, o ambiente fechado das estufas, exige uma constante assistência para evitar excessos de temperatura ou escassez de humidade. Daí a ideia de construir uma estufa de baixo custo com assistência eletrónica para o controlo de humidade e temperatura.
Objetivos do Projeto:
Pretende-se construir uma estufa de baixo custo, assistida tecnologicamente tornando-a autónoma e aumentando a sua rentabilidade e aplicabilidade. Deverá ser estudada uma configuração que favoreça a sua construção em qualquer ponto e que tenha em conta a necessária resistência. A tecnologia a aplicar, deverá controlar as aberturas e o sistema de rega, atuando de acordo com os valores de temperatura e humidade, devendo ter processamento próprio, permitindo a reprogramação, sempre que necessário, de modo simples. Em suma, colocar a tecnologia ao serviço da agricultura.
Dado tratar-se de um Projeto de PAP (Prova de Aptidão Profissional) de alunos de um curso técnico, a dimensão da estrutura foi condicionada à conclusão do projeto dentro do tempo previsto no calendário letivo, mas com a estatura necessária a um aproveitamento efetivo do espaço. Definiu-se pois, que a estufa deveria ter uma forma circular com diâmetro máximo de cinco metros e altura de três metros. O