103517860230
549 palavras
3 páginas
REFLEXÕES SOBRE DEFICIENCIA INTELECTUALA inclusão social tem sido um desafio para todas as esferas da sociedade ,principalmente para as pessoas portadoras de necessidades especiais, que muito além de poderem exercer a cidadania, deparam com a dificuldade de acesso em todos os sentidos.
A questão politica e social da inclusão é assunto que rende muitas as discussões, assim como entender que o tratamento dispensado à diferença não quer dizer trata- lós iguais, ao contrário , a diferença propõe o conflito, o dissenso, a imprevisibilidade, a impossibilidade do cálculo. O certo é jamais desvalorizar e inferiorizar os cidadãos /alunos por suas diferenças, seja nas escolas comuns ou nas especiais.
Vale enfatizar que a inclusão de indivíduos com necessidade educacionais especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência junto-nos demais alunos, nem na negação dos serviços especializados àqueles que deles necessitam. Ao contrário ,implica uma reorganização do sistema educacional, o que acarreta uma revisão de antigas concepções e paradigmas educacionais na busca de se possibilitar o desenvolvimento cognitivo, cultural e social desses alunos, respeitando as suas diferenças e atendendo suas necessidades. (GLAT; NOGUEIRA, 2002,P. 26).
0 desejo de trabalhar com os portadores de deficiência intelectual requer num primeiro momento conhecer os caminhos percorridos pela sociedade desde os primeiros conceitos sobre exclusão , inclusão e deficiência ,para num segundo momento manter avivado nos interesses e envolvidos, o desejo de lutar e buscar uma escola melhor, um espaço onde todos sejam vistos por suas habilidades, possibilidades e não por suas deficiências.
Os artigos trazem conceitos de que a escolarização do Deficiente intelectual deve ser repensada que nesse processo a terminalidade desse processo deve ser profundamente debatida, pois como instrumento legal não esta indo ao encontro da expectativa das famílias.
Nesse sentido é