Anselmo de Aosta e o conceito sobre Deus
545 palavras
3 páginas
1. Qual é a ideia (ou conceito) de Deus que todo homem, inclusive aquele que não crê, possui de Deus, segundo Anselmo? Os estudos de Anselmo sempre foram direcionados para as especulações em torno dos conceitos de Deus e os temas a ele ligados. Para ele, Deus é a base de todas as suas investigações. Anselmo distingue a existência de Deus e a natureza de Deus, no primeiro caso a investigação filosófica em torno de se algo existe e no segundo caso, a investigação direciona-se para saber o que é esse algo sobre o qual se investigou a existência. Anselmo demonstra a existência de Deus a priori e a posteriori. Através do argumento ontológico Anselmo prova a existência de Deus de forma aprioristica. Não podemos pensar nada maior que Deus. Mesmo os ateus quando tentam provar a não existência de Deus não conseguem pensar em nada maior que Deus. Não conseguimos falar de nada que seja maior que Deus quando pensamos em Deus, significa que o conceito de Deus como o algo maior que existe já está em nosso intelecto, se assim não fosse nós não conseguiríamos pensar em sua existência. Deus é o maior ser em que podemos pensar ele está também na realidade e não somente em nosso pensamento, pois se ele estivesse somente em nosso pensamento ele não seria o maior.
O fundamento pela busca da verdade é a fé, mas somente a fé não é o bastante para confirmar a verdade, tem que existir a razão, guiada por Deus. Se o individuo necessita de algo internamente ele não é livre em suas escolhas, mas também o individuo faz uso da liberdade de sua vontade, não podendo sofrer ameaça ou imposição externa.
2. Por que, segundo Anselmo, Deus não pode ser apenas uma ideia, presente no pensamento, mas deve realmente existir? O filósofo Anselmo acreditava que as pessoas já nascem com um forte senso de Deus, mas, além disso, ele apresentou quatro provas que podem ser experimentadas pelas pessoas, são as suas quatro provas a posteriori. A primeira diz que as pessoas sempre buscam as