Anotação
A velocidade de uma reação, isto é a rapidez com que certa quantidade de reagente transforma-se em produtos depende: da natureza dos reagentes, da concentração dos reagentes, da temperatura, do uso de catalisadores adequados e do grau de divisão das partículas dos reagentes.
A concentração dos reagentes influencia a velocidade da reação e a expressão que relaciona a concentração e velocidade é denominada EQUAÇÃO DE VELOCIDADE DA REAÇÃO - que não pode ser determinada a partir da reação global, mas apenas experimentalmente.
Para a reação genérica: aA + bB → cC + dD
velocidade da reação = k [A]x [B]y
onde: k = constante de velocidade a uma dada temperatura;
[A], [B] = concentração dos reagentes em mol/L;
x, y = ordem em relação a cada um dos reagentes (determinada a partir de medidas experimentais de velocidade)
A ordem global de reação é a soma dos expoentes das concentrações na equação da velocidade.
A maioria das reações não ocorrem numa etapa simples (como descrita pela equação global), mas sim numa série de etapas - que constituem o MECANISMO DA REAÇÃO.
Um aumento de temperatura aumenta a fração de moléculas que tem uma determinada energia cinética mínima - denominada ENERGIA DE ATIVAÇÃO (Ea) - para que as colisões entre moléculas reagentes sejam efetivas na formação do produto.
O catalisador é uma substância que pode provocar grandes alterações na velocidade de reação, mantendo-se inalterado no final do processo. O catalisador torna possível um novo mecanismo de reação com uma energia de ativação menor.
SISTEMA A SER ESTUDADO:
Soluções aquosas de tiossulfato de sódio e ácido sulfúrico reagem segundo a equação:
Na2S2O3 + H2SO4 → Na2SO4 + H2O + SO2 + S
produzindo enxofre insolúvel - que aparece como uma turvação esbranquiçada. Variando-se a concentração dos reagentes, pode-se verificar sua influência sobre a velocidade da reação medindo o tempo entre o início da reação (mistura das soluções) e