anos 60
• Mudanças, com certeza a década de 60 foi recheada delas. Durante os anos cinquenta houve uma grande pressão contra o duro moralismo exercido, e com a chegada da nova década os jovens se negavam a seguir o chamado estlo de vida americano.
No começo dos anos sessenta os jovens ainda eram inocentes, eles buscavam mudanças, mas sem experimentarem medidas radicais para isso. Rebelde ou pacífica, alienada ou politizada, a juventude dos anos 1960 deixou suas marcas na história principalmente pela contestação às normas e valores estabelecidos. O protesto se manifestou das mais diversas formas:na música,nas roupas,nos cabelos extravagantes,na participação política,nos movimentos pela paz e pelo amor(HIPPIE)
Movimento de Maio de 68 na
França
Foi uma grande onda de protestos que teve início com manifestações estudantis para pedir reformas no setor educacional. O movimento cresceu tanto que evoluiu para umagreve de trabalhadores que balançou o governo do então presidente da França, Charles De Gaulle. "Os universitários se uniram aos operários e promoveram a maior greve geral da Europa, com a participação de cerca de 9 milhões de pessoas. Isso enfraqueceu politicamente o general De Gaulle, que renunciou um ano depois", diz o historiadorAlberto Aggio, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de
Franca (SP).
Quem foram os
Panteras
Negras?
Os Panteras Negras eram integrantes de um polêmico grupo
revolucionário americano, surgido na década de 1960 para lutar pelos direitos da população negra. O ponto mais controverso da doutrina do grupo era a defesa da resistência armada contra a opressão dos negros. Fundado em outubro de 1966, o grupo nasceu prometendo patrulhar os guetos (bairros negros) para proteger seus moradores contra a violência policial. O movimento se espalhou pelos Estados Unidos e atingiu seu período de maior popularidade no final da década de 1960, quando chegou a ter 2 mil membros e escritórios nas principais cidades do país.