Anorexia e Bulimia
Trabalho de pesquisa sobre as doenças relacionadas aos transtornos alimentares: Anorexia e Bulimia, apresentado pela disciplina O homem e a Sociedade do curso graduação em Estética sob orientação da professora Abkeila Cristina dos Santos.
Comunidades da internet
Os TA’s são abordados em comunidades da internet que promovem as práticas restritivas e purgativas como um estilo de vida atraente e que não causa danos à saúde. Através desta comunicação, os interesses em comum dos indivíduos são apresentados, tendo o seu anonimato garantido. As comunidades envolvidas ao tema são chamadas “Pró-Ana” (em prol da anorexia) e “Pró-Mia” (em favor da bulimia). Os diálogos destas comunidades verbais virtuais utilizam gírias que especificam eventos comuns no cotidiano destas adolescentes, como “ana” (anorexia ou anoréxica), “mia” (bulimia) “miar” (vômito induzido), “LF” (abreviação de low food que significa pouca comida) “NF” (abreviação de no food, que significa ficar sem ingerir comida).
A seguir frases retiradas de uma comunidade excluída da rede social Orkut devido seu conteúdo pró-ana e pró-mia:
(http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=25597445) acessado no dia 30/05/2005 e 22/04/2006. O texto foi mantido na íntegra e os nomes das autoras foram omitidos.
1º Trocas de experiências entre usuárias, onde elas ensinam como lidar com as dificuldades na restrição alimentar: “um bom jeito d miar, mas não serve p/ logo em seguida, então parte da comida jah terah sido absorvida... mas funciona e emagrece eh tomar água morna d manhã. Assim que vc acorda, vc toma agua morna (nao natural! morna msm) que dah ânsia! s/ contar q vc fica s/ fome quase o dia td”;
2º Trocas sobre como esconder e ludibriar pais e profissionais de saúde: “Gente minha garganta esta super inflamada e muito, mas muito mesmo dolorida