Anorexia nervosa
O trabalho tem por finalidade aprimorar nossos conhecimentos no transtorno do comportamento alimentar a anorexia nervosa, seus sintomas, tratamento, a forma de como é aceita na sociedade e a importância dos cuidados de enfermagem. Anorexia Nervosa significa falta de apetite, mas na realidade ocorre uma negação consciente para se alimentar e com o passar do tempo, a falta de apetite se concretiza. Este distúrbio pode provocar psiquismo mais grave, pois a pessoa apesar de estar magra se olha no espelho e se enxerga extremamente obesa.
BASES HISTÓRICAS DA ANOREXIA NERVOSA
A anorexia nervosa (AN) é um transtorno do comportamento alimentar caracterizado por limitações dietéticas auto - impostas, padrões bizarros de alimentação com acentuada perda de peso induzida e mantida pelo paciente, associada a um temor intenso de torna-se obeso. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais.
A palavra anorexia origina-se do grego (ann=sem;orexis=desejo ou apetite), ou seja , designa inapetência; entretanto, vários autores não concordam que AN haja falta de apetite (Bruch, 1975;Ajuriaguerra, 1976; Holey, 1984; Luczac, 1990). Na observação destes as pacientes só deixam de ter apetite quando se encontram extremamente caquéticas e jamais nas fases iniciais.
A primeira descrição de quadros correspondentes à AN data de 1691, feita pelo médico inglês Richard Morton, que se surpreendeu ao deparar com uma jovem de dezessete anos, que não se alimentava, tinha feições cadavéricas, os pelos haviam sido substituídos por lanugo, estava bradicárdica, hipotérmica, hipotensa e suas extremidades eram cianóticas, mas não apresentava nenhuma afecção orgânica que justificasse esse quadro.
Em 1790 Robert Willian, outro médico inglês , relatou a historia de um jovem, descrito sob o titulo de “Um caso marcante de abstinência”, com as mesmas características analisadas por