Anorexia Nervosa
Católica de
Moçambique
Faculdade de Engenharia
Psicologia Clínica
2º Ano – Psicanalise
Anorexia Nervosa
Discente: Iracema Yocace A. Magona
Docente:
Introdução
Anorexia
Nervosa, este tema vem a conciliar as aulas dadas nesta cadeira de forma a envolver e dar a conhecer aos estudantes de forma participativa.
Irei abordar informações relacionadas ao tema em destaque começando pela definição, sintomas, diagnostico, características, principais causas, quem são os mais vulneráveis e a que doença se relaciona.
Anorexia Nervosa
A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica ou anorética.
Causas:
Episódios de anorexia costumam durar cerca de 1,7 anos e de 5 a 20% dos anoréxicos morrem em decorrência do transtorno, sendo que quanto mais longo o episódio e menor o IMC, maiores os riscos de morte.
No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto- imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. Causas genéticas:
-
Estudos sobre desenvolvimento de transtornos alimentares envolvendo irmãs gêmeas têm sugerido um fundo genético para o desenvolvimento da anorexia.
-
Pais e mães de pacientes diagnosticadas com essa desordem possuem, relativamente a grupos de comparação da população não seleta, níveis mais elevados de perfeccionismo e preocupação com a forma física.
Características sociopsíquicas de anoréxicas:
- Independentemente do subtipo de anorexia desenvolvida, restritiva ou purgativa, anoréxicas possuem, relativamente a
pessoas