A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, RELIGIOSA E DE GÊNERO NO LIVRO DIDÁTICO
A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL,
RELIGIOSA E DE GÊNERO NO LIVRO DIDÁTICO
Márcia Mirene Dias Felipe -
marciamirene45@hotmail.com
Drª Luciana de Oliveira Dias (Orientadora) – lucianaoliveira99@hotmail.com
Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola – GDE
UFG – Catalão - Polo UAB Itumbiara
Resumo
O estudo apresentado neste trabalho é relativo à discriminação e ao preconceito racial, Objetivou-se apontar o papel das linguagens dos livros didáticos do Ensino
Fundamental, no que diz respeito à atenuação ou a perpetuação do preconceito as diversidades de gênero, religiosa e de racismo no Brasil. As teorias apresentadas procuraram demonstrar que os textos fazem parte do cotidiano escolar e são fundamentais para explicar e reforçar nossa relação com o mundo visual, consequentemente para o desenvolvimento intelectual de jovens e crianças em situação de aprendizagem. O trabalho consistiu em um levantamento de bibliografias afins e análises de imagens e textos de livros didáticos disponíveis e em uso nas escolas públicas atualmente.
Palavras-chave: Discriminação; Racismo; Diversidade; Livro Didático.
Introdução
Esta pesquisa procura realizar a identificação de textos e imagens representativas dos conteúdos no que se refere diversidades população brasileira e suas
apresentadas nos livros didáticos de Língua Portuguesa, Ensino
Religioso e História, publicados entre 2005 e 2010, que estiveram ou estão em uso nas escolas escolhidas para a pesquisa.
O objetivo geral dessa pesquisa é apontar o papel da linguagem visual e textual, dos livros didáticos do Ensino Fundamental no que diz respeito à atenuação ou perpetuação do racismo e da diversidade de gênero e religiosa no Brasil.
Especificamente, a pesquisa procurou:
a) Detectar nos livros didáticos, imagens que colocam segmentos minoritários da sociedade brasileira.
b) Verificar se a linguagem utilizada nos livros