Anorexia nervosa
Definição
A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que se caracteriza por alterações extremas do hábito alimentar, um jejum espontâneo considerado patológico. É uma doença complexa que envolve componentes psicológicos, fisiológicos e a sociedade.
Causas
As causas são desconhecidas. Vários fatores estão envolvidos. Os genes e os hormônios podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento. Atitudes sociais que promovem tipos de corpos muito magros também podem estar envolvidas.
Os fatores de risco para a anorexia incluem:
Busca pela perfeição ou foco exagerado em regras;
Ser muito preocupado ou dar muita atenção ao peso e à forma;
Problemas de alimentação quando bebê ou na primeira infância;
Determinadas ideias sociais ou culturais sobre saúde e beleza;
Autoimagem negativa;
Transtorno de ansiedade quando criança;
A anorexia geralmente tem início durante a adolescência ou no início da fase adulta. É mais comum em mulheres, mas também pode ser vista em homens. O distúrbio é observado principalmente em mulheres brancas com escolaridade alta e que têm família ou personalidade focada em objetivos.
Neurofisiologia Pacientes anoréxicos podem ter disfunção no circuito neural ventral e dorsal, relacionados com a serotonina e dopamina, o que contribuem para os sintomas.
Esses pacientes apresentam alterações no sistema de recompensa. Esta anomalia pode explicar a incapacidade dos anoréxicos em sentirem prazer imediato ao se alimentar. Outra região de atividade no cérebro é o núcleo caudado, esta estrutura é ativada quando uma pessoa precisa de uma estratégia para alcançar um objetivo. O início dos sintomas é associado á adolescência. Nesta fase a uma diminuição das sinapses e uma necessidade de esforço da personalidade individual. É nesta fase que se encontra os maiores complexos e conflitos individuais. Ao mesmo tempo em que as sinapses são cortadas, novas conexões cerebrais são formadas definitivamente, definindo um perfil de