Ano internacional da quimica
Na 179ª sessão da Diretoria Executiva, 24 Estados Membros, liderados pela Etiópia, apoiaram a proposta da ONU de proclamar o ano de 2011 como o Ano Internacional da Química.
Os objetivos gerais do Ano são: • Aumentar a valorização e o entendimento públicos sobre química para atender às necessidades do mundo; • Estimular o interesse dos jovens pela química; • Gerar entusiasmo pelo futuro criativo da química; • Celebrar o papel das mulheres na química, ou os principais eventos históricos na química, inclusive os centenários do Prêmio Nobel de Marie Curie, além da fundação da Associação Internacional de Sociedades Químicas.
O Ano servirá para que o mundo celebre a arte e a ciência da química, assim como suas contribuições essenciais para o conhecimento, a proteção ambiental, a melhoria da saúde e o desenvolvimento econômico. Para tanto, a UNESCO e a IUPAC estão incentivando e promovendo o maior envolvimento possível com o AIQ 2011 (veja www.chemistry2011.org ). O mundo inteiro planejou vários eventos interessantes e inovadores em química para o AIQ.
O objetivo é a celebração das grandes descobertas e dos últimos avanços científicos e tecnológicos da química. O Ano Internacional da Química tem como meta promover, em âmbito mundial, o conhecimento e a educação química em todos os níveis. Além da celebração dos inúmeros benefícios da Química para a humanidade, o AIQ tem como meta uma ação mundial sob o slogan CHEMISTRY FOR A BETTER WORLD (Química para um mundo melhor), coordenada pela UNESCO/IUPAC. Seu objetivo principal é a educação, em todos os níveis, e uma reflexão sobre o papel da Química na criação de um mundo