Trabalho de xileno
O termo xileno refere-se ao conjunto de compostos de metil benzeno, onde a diferença é a posição relativa dos radicais metil. Esse conjunto de compostos também é conhecido como xilol. Os compostos são o orto-xileno, meta-xileno e para-xileno.
Possuem ponto de ebulição, densidade e ponto de fusão ligeiramente diferente (respectivamente orto, meta e para: 144 °C, 139 °C e 138 °C; 0,88 g/cm3 - 0,86 g/cm3 - 0,86 g/cm3; -25 °C, -48 °C e 13 °C).
Líquido incolor Altamente inflamável Com um odor doce É usado como solvente para tintas Revestimento de tecidos e papéis Agente de limpeza Combustíveis de avião e gasolina Substância encontrada no cigarro.
FORMULA DO XILENO
Fórmula: C6H4(CH3)2
CLASSIFICALÇÃO DO PRODUTO QUIMICO:
Classificação NFPA – National Fire Protection Association
Líquido inflamável e nocivo.
Saúde: 2•
Inflamabilidade: 3
Reatividade: 0
MANUSEIO E ARMAZENAMENTO
Manuseio:
O manuseio deve ser restrito a usuários profissionais, devidamente treinados e com conhecimento de todos os perigos do produto.
Medidas técnicas apropriadas para manuseio: Usar os equipamentos de proteção coletiva disponível no local ou se inexistentes os equipamentos de proteção individual recomendado.
Prevenção da exposição do trabalhador: Implementar medidas de proteção coletiva de modo a eliminar ou minimizar a emissão de vapores de produto. Prover sistema de ventilação que mantenha a concentração dos vapores do produto no ar abaixo do limite de tolerância.
Manusear o produto em áreas abertas ou com ventilação local e geral. Evitar a formação de nuvens de vapores inflamáveis. Não furar, cortar ou soldar qualquer equipamento ou recipiente contendo xileno ou seus vapores.
Adotar medidas para prevenir a ocorrência de descargas eletrostáticas.
No laboratório, trabalhar manuseando o produto no interior de capelas.
Armazenamento:
Armazenar em locais adequados e que disponham de sistemas de detecção de vapores inflamáveis e de sistemas para contenção e controle